Mas por que o número de reclamações só aumenta? Já abordamos isto em outro artigo e acredito que o motivo principal é o baixo valor das sentenças proferidas pelos juízos. Para as empresas, acaba sendo mais barato indenizar os poucos clientes que forem à Justiça do que melhorar práticas e processos empresariais. Infelizmente.
Neste artigo vou sugerir algumas alternativas para você, cidadão e consumidor, conseguir lutar pelos seus direitos com efetividade. Já falamos aqui também dos cuidados básicos que devem ser tomados em qualquer relação consumerista, mas não custa repetir:
• Guarde a nota fiscal da compra;
• Se for um serviço (ex: Net, Oi, Itaú) guarde os extratos;
• Anote data e hora dos contatos via SAC da empresa;
• Anote os números de protocolo;
• Guarde e-mails trocados com a empresa – se houver;
• Tire fotos ou filme o ocorrido, se possível
• Em alguns casos a prova testemunhal é interessante;
Seu primeiro passo para resolver o problema pode (e deve) ser o SAC da empresa. E repito: anote as datas, horas e protocolos de atendimento.
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Com o crescimento da internet, as empresas passaram a monitorar o que os usuários falam dela. Assim, a chance de uma empresa ler sua reclamação e procurá-lo para resolver o caso é grande e real.
Se mesmo assim você não obtiver resposta e solução para seu problema, poderá procurar um Procon. Muitas capitais já contam com Procons Municipais e os estados todos já têm os seus também.
O Procon tentará uma solução amigável para seu caso contatando a empresa em seu nome. Esta via poderá ser demorada em infrutífera mas sabemos se muitos casos resolvidos assim.
Por fim resta-lhe a via judicial. Esta via deverá ser perseguida preferencialmente com a ajuda de uma advogado/escritório de advocacia ou associação de defesa dos consumidores. Não existem custos judiciais para o consumidor ingressar com uma ação nos Juizados Especiais Cíveis (antigo Pequenas Causas) e é uma solução definitiva, visto que a decisão em juízo é de cumprimento obrigatório para as partes. Esta via é a mais eficaz, apesar de nem sempre ser a mais rápida.
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